Curiosidades sobre o FC Carl Zeiss Jena

O clube

O FC Carl Zeiss Jena, apesar do seu nome e raízes comuns em relação às fábricas da Zeiss, fundadas em Jena, já não é um clube de fábrica. O FCC é visto como marca própria, que se sente ligado à tradição de Zeiss e Abbe. O nome do clube com o nome de uma personalidade histórica é uma exceção absoluta no futebol profissional alemão.

As cores

A combinação de cores azul-amarelo-branco foram emprestadas do brasão da cidade e é também uma exceção absoluta no futebol profissional alemão. Esta destaca-se beneficamente da conhecida dupla de cores.

O campo desportivo Ernst Abbe no paraíso de Jena

Enquanto nos últimos anos existia uma denominação «Arena», os fãs de Jena estão orgulhosos de que o seu estádio é chamado de «campo desportivo". Também isto é único no futebol alemão. Igualmente única e idílica é a área em que o campo desportivo está localizado - o "paraíso" no sopé das belíssimas montanhas «Kernberge» que, além disso, são encostas. Jena está localizada num local quente no vale de Saale e é uma das cidades mais quentes da Alemanha.

O recorde

Ser campeão olímpico é para toda a vida. Também ficará para sempre com o título de «Primeiro na tabela classificativa da RDA“ um título para a eternidade e até hoje o cartão de visita mais exclusivo de todos os clubes tradicionais da RDA. A propósito: O recordista com 440 jogos é Eberhard Vogel, que jogou no FC Karl-Marx-Stadt e no FC Carl Zeiss Jena.

Ano de fundação

13 de maio de 1903 como clube de futebol «Carl Zeiß» Jena (janeiro 1966 refundação como FC Carl Zeiss Jena, entretanto 1. SV Jena; SG Ernst-Abbe Jena; SG Stadion Jena; BSG Carl Zeiss Jena; BSG Mechanik Jena; BSG Motor Jena; a partir de novembro 1954 SC Motor Jena)

Tínhamos os maiores!

Em Jena era tudo ou nada. Isto também se aplicava em relação ao sistema de holofotes grandioso no paraíso. Inaugurado em 1974, já nessa tempo correspondia às dimensões previstas do estádio e clube. Os postes de 70 metros de altura iluminavam inúmeros jogos noturnos que decorriam no campo desportivo Ernst-Abbe em Jena, que alberga 15.000 espetadores. De forma encorpada e não comprovada, o clube denominou-os de «postes de holofotes mais altos da Europa" - um reconhecimento recebido pelos jornalistas do superlativo de 2006, que desde então inegavelmente flutuou pelo mundo do futebol. A demolição dos "gigantes gentis" após a inundação do século, na primavera de 2013, acompanhada por grande simpatia emocional dos fãs do futebol e cidadãos de Jena, aumentou a curiosidade da imprensa especializada em saber se eram realmente os postes mais altos da Europa. E vejam só - a pesquisa da revista «Stadionwelt» confirmou a suposição de Jena. Sem dúvida eram os mais bonitos.

As regras de Jena

Desde as "regras de Jena" de 1 de janeiro de 1893, que estão entre as mais antigas do mundo, além das regras de Cambridge, o futebol é jogado em todo o mundo sem árvores e arbustos no campo. O que hoje parece não ter importância, abriu antigamente o caminho ao futebol. Ainda hoje, o FCC joga nas áreas do Saale que outrora forçaram a invenção da regra. A propósito: A regra de Jena foi a resposta para a décima segunda pergunta num dos programas de perguntas mais assistidos de todos os tempos. No especial do mundial de "Quem Quer Ser Milionário" a 28 de maio de 2006, Hape Kerkeling, conhecido como Horst Schlämmer, brilhou perante 13,75 milhões de telespectadores com a resposta certa.

Os sucessos na Taça DFB

Dificilmente qualquer clube da antiga RDA joga tão bem na taça DFB como o nosso FC Carl Zeiss Jena. Destaque inesquecível foram as semifinais de 2008 no Borussia Dortmund - o mais frequentado jogo da taça DFB, de todos os tempos, com 80.708 espectadores. Anteriormente, o FCC eliminou 1. FC Nuremberg, o atual campeão alemão VfB Stuttgart e Arminia Bielefeld da Liga nacional, da corrida. Além disso, o FCC alcançou três vezes os quartos-de-final da taça DFB (1993 contra o Bayer 04 Leverkusen, 1994 contra o RW Essen, 1997 contra o MSV Duisburg). Uma verdadeira equipa de taças!

Sucessos

  • 87 jogos europeus para a taça
  • Finalista da taça europeia 1981
  • Semifinalista da taça europeia 1962

Semifinalista da taça DFB | Campeão de futebol RDA | Vice-campeão RDA | Medalha de bronze do campeonato RDA | Vencedor da taça RDA | Finalista da taça RDA | Vencedor de grupo Intertoto-cup | Campeão Gau Thüringen | Campeão Gauliga Mitte | Vice-campeão Gauliga Mitte | Terceiro Gauliga Mitte